O tempo fechado, a chuva forte e o circuito travado do Velo Cittá foram perfeitos para a RS 4 Avant. O conjunto propulsor despejou potência, os recursos eletrônicos ajudaram e a station Audi pediu passagem com os avanços da quarta geração. A apresentação da perua foi um show em alta velocidade. Concentração total, muita adrenalina e fortes emoções a cada curva na tentativa de chegar aos limites do carro e do piloto. A Audi RS 4 Avant custa a partir de R$ 546.990.
O visual ousado da RS 4 remete a detalhes do Audi 90 quattro IMSA GTO. A frente marcada por vincos, valoriza o para-choque com amplas entradas de ar, a generosa grade em colmeia preta, que separa os faróis cercados pelas luzes diurnas (DRL) em LED. Os para-lamas alargados três centímetros cobrem as rodas de aro 20. Atrás, os difusores, quatro enormes saídas ovais do escape, as lanternas e o spoiler no teto completam a ousadia do Audi RS 4 Avant.
O conjunto propulsor combina o V6 biturbo 2.9 TFSI que gera 450 cv e torque de 60 Kgfm com o câmbio automático Tiptronic de oito velocidades e a tração integral quattro.
Como puro esportivo, o RS 4 Avant acelera de 0 a 100 km/ em 4,1 segundos e chega a velocidade máxima de 280 km/h.
O bloqueio do diferencial envia 60% do torque para o eixo traseiro e 40% para o dianteiro. O RS 4 Avant conta com direção elétrica e controles eletrônicos de estabilidade e tração. O condutor pode optar entre os modos de condução - Comfort, Dynamic, Auto e Individual. A suspensão é independente five link e os freios são com discos ventilados e perfurados.
Com 4,781 metros de comprimento, 1,866 m de largura e 1,404 m de altura, o RS 4 Avant tem distancia entre eixos de 2,826 m e acomoda bem quatro adultos. Os 505 litros do porta-malas chega a 1.510 litros com os assentos rebatidos. O porta-malas tem abertura e fechamento por sensor abaixo do para-choque.
O interior mantém a esportividade externa. Acabamento escurecido, os bancos têm costuras tipo colmeia e apoios laterais. A base plana do volante multifuncional, a estrutura do câmbio automático e as faixas iluminadas do painel trazem o logotipo RS.
O quadro de instrumentos digital (Audi Virtual Cockpit) traz gráficos específicos da linha RS com informações sobre força G, pressão dos pneus e temperatura, potência e torque. Também temporizador, temperaturas do óleo, motor e fluido de transmissão e a pressão dos pneus.
O head-up display projeta no para-brisa a velocidade e detalhes da operação do carro. O sistema de informação e entretenimento MMI tem controle no console. Diversas funções da central multimidia de 8,3 polegadas, interativa com o Android Auto e Apple CarPlay, podem ser acionadas por também por comando de voz.
O ar condicionado do RS 4 Avant de três zonas conta com regulagem individual para o condutor, acompanhante e passageiros do banco traseiro. O multimídia tem DVD, memória flash de 10 GB, leitores de cartão e entrada USB, entre outros. O sistema de áudio Bang & Olufsen de 755 watts, conta com 19 alto-falantes e dois subwoofers.
Na pista molhada
Com chuva forte, depois colocar balaclava, capacete, ajustar banco e retrovisores, foi a vez de conhecer o RS 4 Avant na intimidade. Saída tímida dos boxes, bastou acelerar para sentir a sensibilidade do V6 2.9. O receio da pista molhada desapareceu na primeira curva. A sinalização das áreas de frear, tangência e aceleração permitiu explorar melhor a station.
O limpador do para-brisa melhorou a visibilidade. A direção elétrica precisa, a tração quattro e os controles eletrônicos ajudaram manter a trajetória.
Nas acelerações das saídas de curva, as costas colaram no banco e os apoios laterais evitaram o corpo balançar.
Nas voltas no modo Dynamic, a tensão aumentou. O ajuste de aceleração, direção, suspensão e transmissão para o desempenho ainda mais esportivo, permitiu sentir toda agressividade do RS 4.
Foi muita adrenalina e pura emoção.
Na reta principal, o velocímetro subiu rápido e chegou aos 180 km\h , o que exigiu no final forte freada e redução de marchas pelas borboletas atrás do volante para contornar a curva. No circuito sinuoso, em velocidades dentro dos limites de segurança, o tempo passou rápido.
Ao contrário da impressão de que a chuva e a pista molhada comprometeriam o teste, a avançada tecnologia, em especial a tração quattro, permitiu explorar a potência, a força e a esportividade do SR 4 Avant com emoção, prazer e segurança no seu ambiente natural.
Sub marca Audi Sport
Durante a apresentação da station, o principal executivo da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, destacou que como todos os modelos RS, que combinam um desempenho excelente à uma versatilidade máxima, o RS 4 Avant é o ícone da linha RS e tem um histórico incomparável.
Para Roscheck, o lançamento do RS 4 Avant, é o começo da maior renovação história da Audi no país e de levar a alemã à posição de marca mais desejada no segmento premium. Prometeu para o segundo semestre a chegada do elétrico e-tron e revelou que até 2025, a Audi terá 20 carros elétricos.
Além do posicionamento do Audi Sport como sub-marca, disse que a nova geração do Q3 não será produzida no país. A capacidade de 20 mil unidades da fábrica de São José dos Pinhais será utilizada para o A3.
Viagem a convite da Audi