O estudo conjunto para a produção de picapes e veículos, comerciais revelado em junho de 2018, foi confirmado nesta terça-feira (15), em Detroit (EUA), com o anúncio pela Ford e Volkswagen de uma aliança global que não inclui troca de ações. De acordo com o comunicado, assinado pelos principais executivos, Jim Hackett (Ford) e Herbert Diess (VW), as empresas estão analisando projetos conjuntos, incluindo o desenvolvimento de uma linha de veículos comerciais.
A rápida evolução do setor automotivo com avanço significativo dos carros elétricos e autônomos, que exigem vultuosos investimentos, também deverá unir os grupos alemão e norte-americano. As montadoras assinaram um memorando de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos e iniciaram o aproveitamento de oportunidades.
Também afirmaram que estão abertas a considerar outros programas conjuntos de veículos no futuro. Suas equipes continuarão trabalhando nos detalhes da parceria nos próximos meses. O objetivo da aliança será aumentar a eficiência da escala de produção para as duas empresas a partir de 2023.
O primeiro veículo produzido será uma picape que deverá ser lançada em 2022. Em seguida virão vans comerciais para o mercado europeu. Futuramente, a parceria deverá ser estendida a outras linhas de produtos.
A Ford F Series é a picape mais vendida nos Estados Unidos a mais de 30 anos.
A montadora norte-americana ficará com o desenvolvimento de motores e plataformas.
A primeira fase da aliança deverá reunir as operações na América do Sul onde a Ford produz a Ranger e a Volkswagen a Amarok. Ambas nas fábricas argentinas de General Pacheco, ampliada durante o período da Autolatina (fusão da Ford e Volkswagen) em 1987.
A planta de General Pacheco foi dividida em 1996 quando a operação conjunta terminou.
Tudo indica que a futura geração das duas picapes poderão ser produzidas no mesmo local.