Um pacote de segurança ativa para ônibus rodoviários O 500 R e RSD com câmbio automatizado será oferecido pela Mercedes-Benz no mercado brasileiro. O sistema combina o piloto automático adaptativo com a frenagem automática de emergência. Segundo a montadora, a tecnologia é um passo importante para o ônibus autônomo.
O piloto automático adaptativo é um sistema eletrônico que acelera e freia sem intervenção do motorista, mantendo distância segura em relação ao veículo à frente. Se o condutor não reagir, o sistema entra em ação, freando ou acelerando automaticamente o veículo para evitar o impacto.
O ACC acelera atua a partir da velocidade de 15 quilômetros por hora. Independentemente da ativação do ACC, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear. Basta usar os pedais. O condutor tem sempre o domínio do veículo.
O ACC atua em conjunto com o sistema de frenagem automática de emergência (AEBS). Também com o alerta de mudança de faixa de rodagem, o LDWS, que monitora com câmeras a pista e avisa ao motorista quando o veículo sai da faixa sem que o sinalizador de direção seja acionado.
O ACC+AEBS+LDWS será oferecido a partir de agosto como opcional na de ônibus rodoviarios O 500 nos modelos 4x2 e 6x2. Nos próximos meses também será disponível no 8x2. O preço do novo pacote se segurança será de 3% a 8% do custo do veículo. Os sistemas para ônibus urbanos ainda não está disponível.
A montadora alemã recomenda piloto automático adaptativo para médias e longas distâncias rodoviárias. Em especial para aquelas caracterizadas por retas longas e declives acentuados, comuns nas estradas brasileiras. Também como ideal para trechos de serra, com sucessão de curvas, neblina, chuva e à noite.
No ACC da Mercedes para ônibus rodoviários, os 15 sensores instalados na frente do veiculo monitoram a pista até a distancia de 200 metros. Acima dos 15 km/h, com as informações, o sistema acelera e freia sem interferência do motorista. A velocidade constante ajustada, (em sete níveis) é reduzida sempre que detectado outro veículo à frente.
O sistema de frenagem automática de emergência atua quando outro veículo cruza a frente abruptamente. De acordo com a distancia, o AEBS funciona em três estágios. No primeiro, emitido um alerta sonoro, no segundo, aumenta o volume e começa a frenagem parcial. No último, é acionada 100% da força dos freios para a parada total e evitar o risco de colisão.
Com a introdução do ACC e AEBS, os ônibus da linha O 500 da Mercedes-Benz passam a oferecer o total de 14 sistemas que aumentam a segurança e reduzem o risco de acidentes:
Itens de segurança dos ônibus rodoviários O 500
• ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
• AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
• LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
• Retarder – sistema auxiliar de freio
• Top-Brake – freio-motor auxiliar
• Suspensão com sistema anti-tombamento
• ABS – sistema anti-travamento
• ASR – sistema de controle de tração
• EBS – sistema eletrônico de freios
• ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
• ESP – controle eletrônico de estabilidade
• Eixo ERA direcional: maior estabilidade
• Freio a disco
Num estande de 1.400 metros quadrados, a Mercedes-Benz mostrará sua linha de produtos na Feira Latino- americana do Transporte, LAT.BUS 2018, que acontecerá no fim deste mês, em São Paulo.
Viagem a convite da Mercedes-Benz