São Paulo
Robusto, porte de atleta, linhas musculosas que valorizam a esportividade, o A5 Sportback cresceu no comprimento e entre-eixos, ficou mais baixo e estreito e 85 quilos mais leve. Na segunda-geração, são duas opções de motores 2.0 turbo FSI de 190 cv e 252 cv que atuam com o câmbio S Tronic de dupla embreagem e sete velocidade, e tração dianteira ou quatro. O novo interior destaca o quadro de instrumentos digital, o Virtual Cockpit, que pode ser configurado e personalizado pelo condutor. O Audi A5 Sportback custa de R$ 189.990, na versão Attraction, a R$ 268.990, na Ambition Plus.
O novo A5 tem 4,733 metros de comprimento, 2,1 centímetros a mais em relação ao modelo anterior enquanto o entre-eixos ganhou 1,1 centímetro e passou para 2,824m. A largura ficou 1cm menor com 1,843 m e a altura menos 0,5 cm com 1,386 m. As novas dimensões melhoraram o espaço interno que aumentou 1,7 cm e acrescentou 2,4 cm na área para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
A grade mais larga e baixa separa os faróis redesenhados de laser ou LED e iluminação diurna em LED. As molduras dos faróis auxiliares de neblina ocupam amplo espaço nas pontas do para-choque. O capô e as laterais são marcados por vincos. Na traseira destaque para as lanternas em LED, a generosa terceira luz de freio e o aerofólio na tampa do porta malas.
O painel tem orientação horizontal em dois níveis. O quadro de instrumentos digital, o virtual cockpit, conta com tela de 12,3 polegadas e permite múltiplas configurações. Nas versões mais completas, o head up display projeta informações no para-brisa.
O interior tem revestimento personalizado para cada versão. Direção elétrica, o volante com novo desenho é multifuncional. Retrovisores externos, vidros e travas das portas e porta-malas têm acionamento elétrico. A central multimídia e os sistemas de informação e entretenimento atuam com a com tela de 8,3 polegadas. Os bancos também são novos, os dianteiros com ajustes elétricos. O ar-condicionado automático digital de duas zonas na versão topo de linha tem regulagem independente para os passageiros do banco traseiro. A alavanca do câmbio foi redesenhada. O porta-malas leva 480 litros.
O A5 tem duas opções de motores de quatro cilindros 2.0 turbo, duplo sistema de injeção de combustível (direta e indireta) e comando variável de válvulas atuando com o câmbio de dupla embreagem S Tronic de sete velocidades e tração dianteira ou integral quatro. O de 190 cv e força (torque) de 32,6 kgfm é do tipo ciiclo Atkinsons que reduz otimiza o consumo de combustível na cidade e leva o Sportback de 0 a 100 km/h em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239km/h.
As versões Ambition e Ambition Plus contam com propulsor mais potente, o 2.0 FSI de 252 cv e força de 37,7kgfm que atua com o câmbio S Tronic de sete velocidades e a tração integral quatro. O conjunto leva o Sportback de 0 a 100 km/h em seis segundos e a velocidade máxima de 250 cv. As novas suspensões dianteira e traseira do tipo multilink de cinco braços, os freios ABS e os controles de estabilidade e tração foram ajustadas às características do A5 e para melhorar o conforto, a estabilidade e a segurança.
O novo A5 conta com recursos eletrônicos que auxiliam a condução e aumentam o conforto e a segurança. O Traffic Jam Assist, ou assistente de congestionamentos, o ACC, atua com radares, câmeras e sensores e mantém, de modo autônomo, o carro em movimento em situações de transito congestionado. Até a velocidade de 65 km/h, o sistema aumenta ou diminui a velocidade acompanhando os carros à frente na mesma faixa de rodagem. A operação é sinalizada no quadro de instrumentos e permite ao condutor tirar as mãos do volante. Quando o trânsito melhora, o condutor é aviso por um alarme sonoro para reassumir o controle do veículo.
O sistema Pre Sense, que monitora o trânsito traseiro, aciona as luzes de alerta e prepara o veículo para o risco de colisão iminente aumentando a proteção dos ocupantes.Tem ainda o controlador eletrônico adaptativo de velocidade, sistema de manutenção de faixa, monitor de ponto cego para aproximação lateral, alerta de tráfego cruzado na traseira, em manobras de estacionamento.
Versões e preços
Audi A5 Sportback
Attraction - R$ 189.990
Opção de entrada, bem completa faróis de xenon, lanternas de LED, sensores de luz e chuva, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e rodas de 17 polegadas.
Ambiente - R$ 213.990
Mais bancos esportivos, virtual cockpit, central multimídia com sistema de navegação 3D e interativa com smartphone e rodas de 18 polegadas.
Ambition - R$ 239.990
Mesmos equipamentos da Ambiente mas com o motor 2.0 TFSI de 252 cv e a tração integral quattro.
Ambition Plus - R$ 268.990
Versão topo de linha acrescenta ar-condicionado de três zonas, câmera de ré, teto solar com acionamento elétrico, retrovisores rebatíveis, faróis full LED, e kit esportivo S Line.
Viagem a convite da Audi