* Publicado no blog Gilberto Leal em 26 de maio de 2016
Redução do tamanho e do peso do motor com o aumento da potência e menores consumo e emissões são as principais características da tecnologia EcoBoost desenvolvida pela Ford e com mais de 250 patentes. O 1.0 EcoBoost turbo chegará ao Brasil como um dos mais premiados do mundo e o mais potente do seu segmento no mercado do país. Equipará uma versão esportiva do Fiesta. Com avançada tecnologia, três cilindros, o 1.0 desenvolve 125 cavalos de potência e integra a família global EcoBoost com sete modelos de motores, do 1.0 ao V6 de 600 cv que equipa o superesportivo Ford GT.
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O EcoBoost combina três tecnologias: turboalimentação, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável, além de outras inovações. O vice-presidente de Estratégia, Comunicação e Relações Governamentais da Ford América do Sul, Rogelio Golfarb, define o novo motor como uma das soluções mais inteligentes que a norte-americana já incorporou em seus veículos. No seminário de tecnologia realizado em São Paulo, nesta semana, destacou que o investimento em tecnologia representa uma grande vantagem competitiva para a marca atendendo o consumidor que quer um motor pequeno com desempenho, economia e baixas emissões.
Bloco em alumínio, cabeçote em alumínio e fibra de carbono, duplo comando variável (admissão e escape), coletor de escape integrado ao cabeçote, injeção direta de combustível e turbo de até 1,5 bar de pressão, o novo propulsor pesa 23,5 quilos, 40% mais leve em relação ao com bloco em ferro. A correia banhada em óleo dispensa manutenção e a durabilidade acompanha a vida útil do motor. Conforme a montadora, o EcoBoost 1.0 é até 20% mais econômico no consumo de combustível e reduz em até 15% as emissões de CO2.
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Importado da Romênia, em conjunto com o câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis velocidades, equipará o Fiesta. Dados da Ford mostram que o 1.0 turbo deixou o Fiesta cerca de 20% mais rápido em relação ao atual com o propulsor 1.6 16V com a mesma transmissão. A aceleração de 0 a 100 km/h que no modelo atual é de 12,1 segundos cairá para 9,6 segundos.