Há 18 anos na liderança entre as picapes mais vendidas no país, o Fiat Strada engatou mais um semestre no primeiro lugar do ranking, aparecendo como a campeã de vendas nos seis primeiros meses de 2018. De janeiro a junho, 32.512 unidades da caminhonete ganharam as ruas. O segundo lugar da lista também é da Fiat, com o Toro, que teve 26.062 emplacamentos no mesmo período, sendo seis mil apenas no mês de julho.
Os bons resultados se explicam pela qualidade e pioneirismo dos veículos. O Strada é um dos casos de marketing mais bem sucedidos do mercado automotivo. Ela saiu na frente em soluções simples, mas importantes para o consumidor desse segmento. Foi a primeira picape compacta a ter cabine dupla e três portas. Além disso, tem boa variedade e preços competitivos. A picape ganhou a confiança de trabalhadores rurais, sendo o modelo mais utilizado nessas propriedades pela força e resistência.
Para Rafael Filon, gerente do segmento de picapes da FCA – conglomerado que une, entre outras marcas, a Fiat, a Ram e a Jeep – o sucesso se explica pela relação de confiança criada entre a marca e o consumidor. O Strada, por exemplo, está há 20 anos no mercado sem grandes mudanças, atualizando apenas a tecnologia e apresentando facelifts – ligeiras atualizações no design –, mas mantém a robustez, o baixo custo de manutenção e o motor econômico que lhe são característicos.
– A Fiat sempre foi verdadeira em relação aos seus produtos e o mercado respondeu a isso positivamente. O Strada é uma verdadeira ferramenta de trabalho para muitos brasileiros e desvaloriza pouco, mantendo um bom valor de revenda. O Toro, que chegou há pouco, vai trilhando caminho semelhante: é uma picape intermediária, mas com opção de motorização a diesel e um interior moderno e confortável. Assim, se consolida como favorita entre aqueles consumidores que buscam o upgrade de uma picape menor para uma mais avançada, mas não tão grande – contextualiza Filon.
Novidade na gama do Strada, versão Freedom vem completa e com motor 1.4
A versão Freedom Cabine Dupla é recomendada para o trabalho e uso diário. A novidade é equipada com o motor 1.4 Fire Evo de 85 cv e força (torque) de 12,4 kgfm até 88 cv e força de 12,5 kgfm combinado com a transmissão manual de cinco marchas. No design, os destaques ficam por conta dos faróis auxiliares de neblina com detalhes cromados, para-choque com proteção externa (skid plate), capota marítima e volante funcional em couro. Os retrovisores, vidros e travas das portas são elétricos, e o painel dispõe de rádio B6 Connect, entrada USB e sensor de estacionamento traseiro, além de saídas de ar, painel do rádio e o comando da climatização com pintura especial.
Toro alcança sucesso relâmpago e ‘Oscar’ do design
Com dois anos e meio desde o lançamento, o Fiat Toro caiu rapidamente no gosto dos clientes. Versátil, o carro atende variadas necessidades de transporte, lazer e trabalho. O desenho do exterior é moderno e dotado de linhas ousadas e agressivas, característica que já lhe rendeu uma série de prêmios, como o Red Dot Award, considerado o “Oscar” do design.
Ao todo, contando com a recém lançada Toro Ranch, são sete versões no mercado: três com motor 2.0 turbodiesel, duas 1.8 flex e uma 2.4 flex. Todas, desde o modelo mais básico, contam com itens como transmissão automática, tração integral, direção e trio elétrico, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros, travas elétricas, entrada USB, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade.
As versões top de linha são a Volcano, nas versões 2.4 e 2.0 turbodiesel, e a Ranch 2.0 turbodiesel. De série, os modelos oferecem ar-condicionado digital de duas zonas, vidros, retrovisores e travas elétricas, volante multifuncional, computador de bordo, farol de neblina e sensor de ré. Isso sem falar na tela multimídia de 5,5 polegadas com GPS. O pacote de itens de segurança também é destaque: com freios ABS, airbag duplo, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade e Isofix – sistema facilitado para a instalação de cadeirinhas de crianças.