
Para ajudar a indústria criativa do Rio Grande do Sul a superar as perdas provocadas pela enchente de 2024, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lança nesta quinta-feira (27) o programa Decola Hip Hop RS. Será às 13h, no Museu da Cultura Hip Hop RS, em Porto Alegre.
O investimento previsto é de R$ 2,4 milhões.
— Mais do que uma expressão artística, a produção cultural gera empregos, movimenta a economia e fortalece as comunidades. Além de incentivar a produção cultural, essa inciativa busca estimular um setor que abre novas oportunidades de negócio — destaca Ricardo Cappelli, presidente da ABDI.
Cappelli, para quem não lembra, foi o interventor federal que atuou na contenção da tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Resultado de um convênio de cooperação técnica e financeira entre a ABDI e a Sociedade União Vila dos Eucaliptos (SUVE), na Capital, o investimento será direcionado para capacitação de profissionais, compra de equipamentos, realização de eventos e fomento à produção cultural.
O projeto quer estimular a inovação e sustentabilidade em áreas como música, moda, audiovisual, dança e artes visuais, fortalecendo marcas independentes e coletivos culturais do RS.
A saber
De acordo com dados do Observatório Itaú Cultural, em 2020, a economia da cultura e das indústrias criativas no Brasil movimentou R$ 230,14 bilhões, representando 3,11% do PIB, superando a indústria automobilística (2,1%). A pesquisa revelou ainda que a economia criativa gerou 7,8 milhões de novos postos de trabalho em 2023.