
O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Pesquisa do Mercado Livre e do Mercado Pago, o banco digital da empresa, a maior de comércio eletrônico no Brasil, mostra que oito em cada 10 gaúchos pretendem comprar nesta Black Friday. Porém, só 47% dos consumidores disseram ter se organizado financeiramente para isso, enquanto 20% afirmam ter tido despesas mais urgentes neste ano e, por isso, comprarão menos.
Ainda no Rio Grande do Sul, sete em cada 10 dos 1,5 mil consultados durante o mês de outubro não tinham definido todos os itens que desejavam comprar.
Além disso, a empresa questionou quanto será destinado aos gastos durante a Black Friday, em 29 de novembro: metade dos consumidores respondeu que de R$ 1 mil a R$ 2 mil. O dado mostra o interesse do público pelos produtos mais caros, o que também pode ser constatado pelas preferências por segmento: eletrodomésticos, eletrônicos e moda.
Apesar de pretender desembolsar um valor alto, quase 80% dos compradores têm expectativa de descontos superiores a 40% e mais da metade usará o cartão de crédito para pagar as compras.
Recentemente, o Mercado Livre duplicou sua unidade de Sapucaia do Sul, começando a fazer entregas no mesmo dia na região metropolitana de Porto Alegre. A empresa ainda negocia para ter uma nova unidade logística em Nova Santa Rita, mas não confirma a abertura neste ano.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna