O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
Franquia de fast-food de waffle criada em Gramado, a The Waffle King está chegando a Porto Alegre. A rede já abriu no BarraShopping Sul, inaugura em agosto uma loja no Viva Open Mall e prepara, também, uma unidade de rua no bairro Bom Fim. As novidades fazem parte de um plano de expansão da empresa, que quer chegar a 250 operações comercializadas até o final do ano.
— Estamos com 160 franquias comercializadas. Ou seja, ainda faltam 90 para bater a meta. Dessas que já vendemos, 70 já estão em operação. Comercializamos franquia para 24 estados diferentes. Nesses dois anos, já geramos mil empregos. Em torno de 500 diretos e 500 indiretos — conta Anderson Suriz, empresário responsável pelo projeto.
Para a criação do negócio, que inaugurou na serra gaúcha em junho de 2020, foram investidos R$ 5 milhões em pesquisa e desenvolvimento. O fundador da rede, Anderson Suriz, viajou para Europa e Estados Unidos para estudar os mercados e receitas locais. Além da marca em si, Anderson também tem, em Gramado, uma fábrica de insumos, e, em Sapucaia do Sul, uma fábrica de equipamentos de waffle. As duas produzem exclusivamente para as lojas franqueadas.
Aqui no Rio Grande do Sul, há 11 operações, em cidades como Canoas, Bento Gonçalves, Pelotas e Santa Maria. Além das duas novas em Porto Alegre, também abrirá uma, nos próximos meses, em Passo Fundo. Para abrir uma franquia, o investimento vai de R$ 250 mil a R$ 700 mil, a depender do tamanho e do modelo de negócio. A estimativa de retorno é de 18 a 24 meses.
— Duas coisas têm ajudado a gente a crescer. Uma é a questão da idade. A gente vende para todas as idades, para crianças até idosos. E outra coisa é que alcançamos diversas faixas de renda. Com nosso negócio, atendemos todas as classes. Há produtos a partir de R$ 12,90.
A projeção de faturamento com venda de lojas neste ano é de R$ 80 milhões. São cinco vezes mais do que quanto a empresa faturou no ano passado, R$ 16 milhões. Nos planos futuros, também querem abrir unidades nos Estados Unidos e na Europa. Inclusive, já conseguiram licença para usar a marca nos 27 países da União Europeia.
Além de waffles, a marca vende produtos como pizzas e milk-shakes.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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