Com sede em Bento Gonçalves, a Miolo está apostando forte no mercado internacional. Conforme a coluna antecipou em outubro passado, a vinícola começou a vender para Rússia. Agora, já confirma o primeiro pedido oficial também para a Nigéria, na África. A presença no mercado externo cresceu 20% em 2019 e projeção para 2020 é de um aumento de 40%.
Para a Nigéria, a Miolo está enviando 10 mil garrafas agora em fevereiro. Na metade de 2010, embarcará mais 30 mil garrafas. Mas o mais curioso é que a empresa criou dois vinhos especialmente para exportar para a Nigéria, além do já conhecido Miolo Seleção Rosé. Os dois novos da linha de produção foram batizados de Miolo Seleção Rosé Suave e Miolo Seleção Brut.
Segundo a vinícola, as bebidas foram pensadas para atender ao paladar dos nigerianos. São vinhos para consumo mais rápido. Um deles, inclusive, é mais suave. Ainda conforme a Miolo, criar produtos para um mercado específico não dificulta a linha de produção, sendo apenas uma questão de programação.
Além da novidade da exportação para a Nigéria, a Miolo fechou novas parcerias com importadores em outros dois países. Para a Bélgica, o foco é nos vinhos Miolo Seleção, que projetaram a marca e a empresa chama de "queridinhos do Brasil" pelo custo-benefício.
Já para a China, a aposta é em uma marca própria de exportação para esse mercado. Chamada de Riqueza, a linha tem Cabernet Sauvignon e um corte de Cabernet Sauvignon/Merlot. São os chamados "vinhos superiores" por serem mais elaborados, passando mais tempo em barricas de carvalho. Lembrando que a Miolo ampliou para 15 o número de lojas próprias na China.
Atualmente, a Miolo Wine Group exporta o equivalente a 10% de sua produção anual. O Reino Unido lidera o ranking de destinos, comprando metade disso. A empresa cultiva hoje cerca de 950 hectares de vinhedos, que ficam no Vale dos Vinhedos, Seival/Candiota, Santana do Livramento e Vale do São Francisco.
Ainda em 2019, o diretor-superintendente da Vinícola Miolo, Adriano Miolo e o gerente de Exportações da Miolo, Anderson Tirloni, conversaram com a coluna para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Na conversa, comentaram sobre a expansão internacional da empresa.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista