Apostando na tecnologia, a Via Varejo quer aumentar a sua capilaridade. A estratégia da dona das Casas Bahia e Pontofrio é ampliar o número de cidades onde tem pontos de venda. Inclusive, no Rio Grande do Sul.
A expansão é possível pelo novo modelo de loja criado pela empresa. Foi batizado de Smart, que é "esperto" em inglês. São operações mais enxutas, mas a tecnologia permite que o vendedor ofereça, em dispositivos móveis por exemplo, 2 milhões de produtos para o cliente.
- Antes, ficava limitado à capacidade da loja. Agora, o vendedor tem todo o nosso portfólio de produtos na mão - disse o diretor de Omnicanalidade da Via Varejo, Marcom Perim, em entrevista ao programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Faz parte da chamada "omnicanalidade", que é integrar todos os canais da empresa. Até poucos anos, o online e o físico eram tratados de forma distinta. Agora, o cliente pode comprar na loja e receber em casa. Pode comprar em casa e pegar na loja.
- O cliente é um só. A experiência tem de ser fluída e um canal tem que complementar o outro - reforça Perim.
Sobre preços, nem sempre o do site é o mesmo da loja. Em algumas situações, o produto do online segue uma dinâmica e competição diferente, explica o executivo da Via Varejo.
- Mas procuramos, na medida do possível, trabalhar com precificação única em caso de ofertas - conta.
O modelo Smart começou no Rio Grande do Sul, com uma loja inaugurada em Canoas em 2017. A Via Varejo está abrindo mais sete lojas no Estado ainda em 2018. Todas serão do modelo batizado de Smart.
- Temos estudos que mostram que entrar em um novo mercado eleva venda no online também. O consumidor tem o contato com a marca e tem a segurança de ter um ponto de atendimento perto - diz o diretor.
As últimas operações abertas foram da Casas Bahia em Passo Fundo e Torres. Em dezembro, abrirá lojas em Uruguaiana, Alegrete e Viamão. Em Porto Alegre, um Pontofrio novo ficará no BarraShoppingSul. A expansão continuará neste ritmo em 2019.
Casa loja da Via Varejo no modelo Smart gera cerca de 15 empregos. Portanto, somente as novas operações vão criar mais de 100 postos de trabalho no Rio Grande do Sul.
Ouça o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha: