Criada nos Estados Unidos, a Black Friday ganha cada vez mais espaço no varejo brasileiro. É uma liquidação realizada no final de novembro e tem se caracterizado, inclusive, pela antecipação das compras de Natal.
De olho nesse movimento, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) e Ferraz Pesquisa de Mercado realizaram uma pesquisa nacional ouvindo mais de 400 consumidores projetando a Black Friday de 2018. Os dados do Rio Grande do Sul foram enviados pelo presidente da SBVC, Eduardo Terra, para a coluna Acerto de Contas. Abaixo, os principais destaques:
Relação do consumidor com a liquidação:
- 80% já comprou algum produto na Black Friday
- 100% pretende comprar algum produto neste ano
- 68% para uso próprio
- 32% para presentear
Intenção de gastos:
- 67% pretendem gastar mais neste ano
- Média de gastos: R$ 1.303,36 (acima da média nacional, que é de R$ 1.283)
Deste total, 39% serão para compras de Natal. Ou seja, R$ 509,50.
Produtos:
Principais produtos para uso próprio: eletrônicos, vestuário e eletrodomésticos
Para presentear: vestuário, serviços e produtos de beleza e eletrônicos
Onde comprará:
Loja física e online 45%
Loja física 16%
Loja online 39%
Por que escolhe a loja física? Respostas mais citadas: confiança na marca (51%) e tempo de entrega (45%)
Por que escolhe a loja online? Resposta mais citada: preço (85%)
Dispositivo preferido para a compra:
72% computador/notebook
49% smartphone
3% tablet
Quais as bandeiras do varejo preferidas? As respostas mais citadas foram iguais tanto para lojas físicas e online: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Walmart e Pontofrio.
Onde vai pesquisar preços? Sites de busca, sites das próprias lojas e redes sociais. Facebook é a rede preferida para isso, seguida por YouTube e só depois o Instagram.
Mas atenção para o fator confiança do consumidor: apenas 13% acredita totalmente nas promoções. Veja mais informações do Rio Grande do Sul no quadro abaixo: