O ano que passou foi para o jornalismo um dos mais desafiadores dos últimos tempos. Além de terem ocorrido dois grandes eventos – as eleições e a Copa do Mundo – que exigiram planejamento prévio, força-tarefa e diferencial na entrega dos conteúdos, tivemos que lidar com a desinformação disseminada pelas redes sociais, a guerra na Ucrânia, uma piores estiagens que o Estado já teve, os embates ideológicos, a polarização na política e a perda de personalidades brasileiras e mundiais, como a rainha Elizabeth II, a cantora Gal Costa e o Rei Pelé, que nos exigiram dar solenidade à altura das páginas da História. Mas 2022 passou. No jornalismo, o foco é no presente e no futuro.
Para este ano, temos compromissos e projetos que tornam 2023 tão desafiador quanto 2022. A começar pelo acompanhamento diário dos novos governos estadual e nacional. A imprensa tem o papel primordial de fiscalizar o poder público. Os vencedores das urnas são os que devem satisfação à população, e não os que foram derrotados. Por isso, estaremos vigilantes para expor eventuais desmandos e o não cumprimento de promessas, mas também para destacar os bons exemplos.
Nosso foco continuará sendo o leitor. São as necessidades e os interesses de uma comunidade que precisam ser retratados nas reportagens, e não as pautas que surgem de dentro dos gabinetes.
Uma das marcas mais fortes dos veículos da RBS, o jornalismo investigativo continuará sendo prioridade. A equipe de repórteres do GDI (Grupo de Investigação) estará atenta a eventuais irregularidades em todas as áreas, especialmente em assuntos que afetam o dia a dia dos cidadãos. Vamos denunciar, mas também fazer um jornalismo que aponte soluções para os problemas.
Estaremos atentos a novidades que vieram para ficar, como o futebol feminino, ampliaremos a pluralidade de opiniões em artigos, colunas e entrevistas e produziremos séries de reportagens e cadernos especiais por temporada.
Por fim, aprofundaremos a integração entre as plataformas impressa, digital e de rádio da Redação Integrada para garantir que a informação chegue no momento, no formato e na medida adequada ao público.