Há duas semanas, comentei neste espaço sobre nossos critérios para utilização de pesquisas eleitorais. Agora, falarei sobre o que vai nortear nossa cobertura jornalística durante o período eleitoral. Estamos nos aproximando do dia 16 de agosto, início oficial da campanha, período em que os candidatos a presidente da República, a governador, a senador e a deputado estadual e federal pedirão voto na propaganda de rádio e TV, nas redes sociais e no corpo a corpo das ruas.
Nossa prioridade na Redação Integrada de ZH, GZH, Rádio Gaúcha e Diário Gaúcho é levar ao público conteúdos que sirvam de subsídio para escolha dos candidatos no dia 2 de outubro (data da eleição em primeiro turno). Para isso, teremos uma equipe de repórteres, profissionais de imagem, editores e colunistas que atuarão exclusivamente para:
• detalhar e analisar planos de governo;
• mostrar a viabilidade das promessas;
• entrevistar candidatos a governador, a vice-governador e a senador para saber o que pensam sobre os principais problemas do RS e como pretendem solucioná-los;
• checar declarações dos concorrentes para saber se são procedentes;
• valorizar o debate entre os candidatos, a partir de temas que afetam direta ou indiretamente a vida dos cidadãos;
• analisar problemas centrais do Estado e do país (educação, saúde, segurança, emprego, desenvolvimento econômico) e apontar caminhos para solucioná-los a partir de exemplos que deram certo;
• combater a desinformação (fake news).
Já no primeiro dia da campanha, a Rádio Gaúcha, como é tradição, realizará o primeiro debate entre os candidatos a governador no Rio Grande do Sul. Será nossa primeira grande mobilização da cobertura eleitoral.
Queremos contribuir pelos próximos meses para que as eleições no Estado e no país se transformem em um amplo debate de propostas e visões.